domingo, 28 de agosto de 2016

O povo ainda gosta do PT



O povo ainda gosta do PT

Professor Nazareno*

            A ex-presidente Dilma Rousseff deve deixar brevemente o governo em definitivo. Lula e grande parte dos dirigentes petistas devem passar por “maus bocados” devido a suas participações no Mensalão e também no escândalo da Petrobras. O PT, o outrora forte Partido dos Trabalhadores, deve encolher drasticamente nas próximas eleições municipais. Muitos candidatos petistas estão simplesmente mudando as cores do partido e com vergonha de dizerem que pertencem à sigla. A “demonização” do primeiro partido de esquerda a chegar ao poder supremo no Brasil em 502 anos de história virou rotina entre as classes dominantes e os reacionários de carteirinha. A preocupação de muitos candidatos atualmente não é mostrar suas possíveis realizações se eleitos, mas apenas “descer o malho” em cima dos candidatos da estrela vermelha.
            Não se pode aqui tecer loas ao PT e a seus seguidores, pois ninguém roubou mais (nem menos) do que seus dirigentes e filiados. Os governos petistas se aliaram vergonhosamente à elite que tanto criticavam e fizeram coisas até piores do que ela, mas só deixarão o poder por meio de um golpe parlamentar urdido pela direita conservadora com o aval de um Congresso Nacional repleto de maus feitores e de políticos escroques, quase todos alinhados com o pensamento conservador. O povo, como sempre, ficou de fora. Nas últimas eleições presidenciais há menos de dois anos, Dilma e o PT tiveram nada mais nada menos do que 54 milhões de votos. Só que 367 deputados federais e pouco mais de 50 senadores vão decidir o destino da primeira mulher eleita presidente do país. Ruins de votos, caciques do PMDB e do PSDB assumem o poder em definitivo.
            Em Porto Velho, apesar do ódio e da rejeição que muita gente ainda nutre pelo ex-prefeito Roberto Sobrinho e pelo PT, a primeira pesquisa do Ibope mostrou o que muitos “coxinhas” não esperavam: Sobrinho dispara na frente de todos os outros candidatos com expressivos 22% da preferência popular. Claro que se o petista for eleito mais uma vez prefeito de Porto Velho, a direita dará um jeito de tomar-lhe o poder para entregar a quem não teve os votos do povão, como está fazendo a nível nacional. E não adianta dizer que a pesquisa foi comprada e que os entrevistados eram pessoas pouco confiáveis. O que foi que o PT fez na capital dos rondonienses para merecer tamanha aprovação? Se a administração petista foi um desastre, como explicar estes números? Por que os conservadores não aceitam o óbvio? Doeria bem menos!
            O povo não gosta de sofrer como muitos pensam, gosta de quem lhe dá ouvidos e atenção. E o PT, mesmo roubando, prevaricando, mentindo, iludindo, sacaneando, sempre esteve ao lado dos mais pobres e oprimidos. Deixou-os andar de avião, mandou-os para as universidades públicas, deu-lhes médicos, casas, matou-lhes a fome, deu-lhes voz e destaque. O PT não é um bom partido político, mas qual das atuais agremiações políticas do Brasil o é? O PSDB é elitizado ao extremo e com o seu neoliberalismo oco despreza o pobre e a pobreza. O PMDB, com o Michel Temer, está no terceiro Presidente da República sem ter tido um único voto popular para isso e praticamente nada fez de bom para o Brasil. Os partidos nanicos só servem para alugar suas siglas. O povo sabe que o PT não presta, assim como todos os outros partidos do país, mas ainda o ama e lhe quer. E se o PT não tivesse imitado a elite, quem lhe teria tomado o poder?


*É Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: