domingo, 19 de junho de 2016

Lula não pode ser preso



Lula não pode ser preso

Professor Nazareno*

            Depois de consumado o golpe parlamentar dado pela direita reacionária contra o PT e a presidente Dilma Rousseff, um dos maiores sonhos dos “coxinhas” agora é ver a prisão do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. A tentativa golpista ainda tem no Senado remotas chances de fracassar, mas as articulações do pensamento conservador no sentido de criminalizar o petista e tudo que o cerca viraram uma espécie de “sangria desatada, uma questão de honra” em todas as postagens e conversas sobre o atual e delicadíssimo momento político do Brasil. Lula errou e muito durante os seus dois mandatos como chefe da nação, não resta a menor dúvida. Errou também ao se envolver de forma desastrada nos governos de sua sucessora. Motivos talvez não faltem para se pedir punições para ele. Mas por que só o Lula deve ser punido? Ele é o Cristo agora?
            Com as delações premiadas da Operação Lava Jato vindo à tona, descobriu-se que o “sapo barbudo” é um coroinha de igreja, uma espécie de escoteiro-mirim. Acusam-no de ter recebido um apartamento triplex no Guarujá, litoral de São Paulo. Fala-se também que ele teria recebido de empreiteiras um sítio em Atibaia, também em São Paulo. Que mal há em se receber presentes? Eu, por exemplo, se tivesse recebido dez por cento do que dizem que ele recebeu, eu agradeceria aos céus. E tenho certeza absoluta de que qualquer cidadão de bom senso faria o mesmo. O incrível é que não provaram ainda que vantagens estas empreiteiras ganharam em troca destes mimos. O erro pode estar aí e não apenas no fato de se dar ou receber presentes numa sociedade já acostumada a isso. Fato: está se comprovando que não é só Lula o problema do Brasil.
            A direita reacionária (e burra) não percebeu que tinha “telhado de vidro e rabo de palha” ao incendiar o país e armar toda esta confusão em que nos meteu. Não está comprovado que Lula ou Dilma tenham contas no exterior ou meteram a mão no Erário para se beneficiarem. Tirar da Presidência da República uma inocente e prender um homem que apenas recebeu presentes é uma tremenda injustiça diante dos milhões surrupiados do dinheiro público e distribuídos entre os caciques da direita. A delação de Sérgio Machado incrimina até o “ultra-honesto e adorado” Michel Temer, beneficiário maior do golpe. Romero Jucá, Valdir Raupp, José Sarney, Jader Barbalho, Henrique Alves, Renan Calheiros, dentre muitos outros cometeram crimes, segundo o mesmo delator, muito mais graves do que o Lula e a Dilma. Algum deles será preso por acaso?
            Além do mais, quase todos eles conspiraram abertamente para acabar com a Lava Jato a fim de se safar de possíveis punições. Lula preso e Eduardo Cunha, que dispensa quaisquer comentários, solto. Teria muita graça isso! Lula preso e Romero Jucá solto. Lula preso e todos os outros malfeitores soltos. Se o petista for preso, todos os outros denunciados devem também ir para o xilindró e todos deviam devolver tudo o que pilharam do país. Mas preso mesmo não vai nenhum, claro. Sérgio Machado, por exemplo, passará três anos em prisão domiciliar em sua espaçosa mansão de Fortaleza ao lado da família e amigos e usando apenas tornozeleira eletrônica. Banhos de piscina, sauna e quadra de esportes, tudo isso à beira mar. Devolverá “” 75 milhões de reais do que roubou da nação. Já pensou se no Brasil crime de corrupção fosse punido como é na China? Então, por que só o Lula tem que ser preso? Ele por acaso roubou galinhas?



*É Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: