segunda-feira, 13 de abril de 2015

Ed Motta e a cultura Tupiniquim




Ed Motta e a cultura Tupiniquim


Professor Nazareno*


          O cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor musical Ed Motta, sobrinho de Tim Maia, esnobou recentemente os brasileiros que moram na Europa. Pediu que os seus compatriotas não fossem aos seus shows pedindo para cantar “Manuel” ou então falando em Português. “O mundo inteiro fala e entende o Inglês, não é possível que os brasileiros que moram no exterior não saibam o básico desta língua”, disse o artista. Afirmou também que é um absurdo esses brasileiros irem a um espetáculo enrolados em uma bandeira do Brasil, tomando cerveja barata e gritando o nome de times de futebol como um bando de loucos. “No meu show eu não falo Português e nem canto uma música sequer neste idioma”, disparou para o espanto de muitas pessoas. Disse também que não gosta desse público de sertanejo, axé e pagode.
            Publicadas nas redes sociais, as sensatas declarações do cantor causaram revolta e indignação em muitos brasileiros. Mas não deviam, já que ele só falou verdades. O problema é que as pessoas geralmente preferem ouvir mentiras que confortam a verdades que machucam. Ed Motta disse convicto que cultura no Brasil “é correr pulando feito macaco atrás de trios elétricos” e que “os cantores populares no nosso país são idiotas, pois somos uma terra de gente intolerante e ignorante”. Eivadas de verdades inquestionáveis, as sábias palavras do sobrinho de Tim Maia deviam ficar para a posteridade. Visto de fora, o Brasil chega a ser grotesco e tosco. E deve ser mesmo um horror o sujeito fazer sucesso na Europa e ter o desprazer de encontrar um bando de gente mal educada e sem princípios que sequer sabe o significado de sua boa música.
            Claro que a cultura do Brasil não é inferior, mas compará-la com o que há de melhor no mundo civilizado chega a ser um acinte, uma falta de bom senso. Sem futebol, cachaça, pagode e Carnaval o povo brasileiro entra em extinção e desaparece para sempre. O maior Carnaval do mundo, claro, está no Brasil. O maior São João do mundo, também. E o esdrúxulo Boi-bumbá só se vê por aqui mesmo e em mais nenhum outro lugar do planeta. Por isso eles são sempre os maiorais: ninguém, num país civilizado, gostaria de concorrer com estas coisas bizarras e sem sentido. Teimo em aceitar que estas “tranqueiras tupiniquins” sejam cultura, embora muita gente jure que é. Não é possível que um país com mais de 200 milhões de habitantes, e nenhum prêmio Nobel no currículo, pare durante uma semana só para beber álcool e pular nas ruas.
            Ainda bem que Ed Motta nunca veio a Porto Velho. Aqui, ele azeitaria a sua metralhadora verbal e colocaria em dia o seu vocabulário malcriado ao se deparar com o que chamam de cultura. Veria o maior teatro sem alvará de que se tem notícia e ficaria extasiado com a “cultura” desta periferia de capitalismo. O pomposo e inútil “Palácio das Artes de Rondônia” é uma construção em estilo horrendo que hoje em dia não tem nenhuma serventia aparente. O abandono, o mofo, as teias de aranha e os cupins já estão rondando aquele horroroso prédio que de arte não tem nada. Cultura por aqui é ouvir Pablo e sua sofrência, além de se distribuir cachaça grátis para meia dúzia de pinguços correrem atrás de uma banda. Como os europeus apreciam as coisas boas da vida, a turnê de Motta pelo Velho Continente terá 17 shows em 10 países, entre eles França, Alemanha, Itália e Reino Unido. E todos em Inglês, a língua do mundo civilizado.





*É Professor em Porto Velho.

7 comentários:

Antônio Carlos disse...

Ed Motta é igual ao autor do texto ! Dois seres arrogantes que se acham os intelectuais e que tentam chamar atenção para voltarem a ser falado. Um deles, nacionalmente. Outro, na cidade do desmando, da roubalheira, da sujeira, da má administração

Maiara Marjorie disse...

O Brasil é um país de várias culturas é um país que possui histórias e tradições, bem ou mal cada um segue suas convicções, cada um é livre pra gostar, pra fazer e falar o que quiser inclusive as barabaridades como as de Ed Motta e de pessoas insignificantes como você, afinal vivemos em um país democrático e por isso posso falar minhas asneiras nessa coluna que só sabe desdenhar da cidade que te deu comida, da cidade que te recebeu e principalmente te deu riqueza... sim porque não, morria de fome no teu sertão e vem falar da minha cidade que embora sofre com tanta corrupção, assim como todas as cidades brasileiras, que sofre com a falta de planejamento urbano e de muitas outras coisas, possui habitantes que lutam pra melhorar essa cidade. Em vez de atacar o boi-bumbá e os festejos juninos por que não se tranca em casa e se afoga nas suas palavras medíocres.

Mineirinho, uai! disse...

Paulão!! Paulão fortão!! Óia o sofrido professor salário de fome !!!! manda ele imbora daqui. Falando qui nóis num tem curtura. Qui bissurdo!! Aposto qui ele num gosta do fror di maracujá i da banda vai quem qué dispois dumas cinquenta e um!!! Agora qué qui nóis fala ingrês !!! Ele tá crazy ! Gorinha memo vai querê qui nóis estuda e pára de curtir annita, mc guimé, luam Santana... e iscuti Djavam, Pixinguinha, Chico Buarque, Vinicius... em tempo, ´acostuma-te com a lama...´ bença!

Barbosa disse...

Este é um pais abençoado e Rondonia mais ainda. Pois um imbecil como este consegue ter espaço para falar suas asneiras e ainda se intitula professor. É uma vergonha para a clase dos verdadeiros mestres. Nossa culrura são nossas raizes. E assim como vc se acha no direito de falar esse monte de bobagens, o povo também tem o direito de eleger suas manifestações e tradições culturais!!!! Respeite nossa cultura porque vc também é parte dela!!

Mineirinho, uai! disse...

KKKKKKKKKKKKKKKK... Paulão fortão!!!! A tua noiva aí, a Maiara Márjore... mas espera ela sair da TPM prá se declarar e, professor, definitivamente... arrogante é ótimo!

Gilson Geraldo disse...

quem é esse professor? nazareno? nem é conhecido em todo o estado e vem criticar a cultura e a musica brasileira? aposto que nunca saiu do paìs(bolivia e paraguai não contam) e vem exaltar a cultura européia? um cara que veio do nordeste e trabalha como professor de ensino medio em porto velho e ainda é arrogante? me decepciona muito ver um profissional da educação falar mal da cultura brasileira,sabendo ele que todo país tem sua própria cultura e costumes e que existem diversidades culturais. vc não gostar de carnaval,boi-bumbá e funk é uma coisa,agora respeitar e não taxar quem gosta de desaculturado e burro é fundamental. esse tipo de pensamento demonstra preconceito e intolerancia e isso vindo de um professor é lamentável. só lamento pelos alunos.

Gilson Geraldo disse...

me admira muito um sujeito com o porte e a aparencia de ed mota(obeso mórbido,careca,feio e com uma barba anti-higienica) chamar os outros de feio e demonstrar tanto preconceito e arrogancia. afinal ele mesmo deve ter sido vitima de bullying quando era jovem e não era famoso.tem gente que não pode conseguir um pouco de notoriedade que se acha melhor do que os outros.ele não pode esquecer que foi esse povo feio e sem cultura que fez o sucesso dele.quando passar essa fase e tiver na merda ele vai vir gravar disco e lançar musica aqui no brasil, com cara de arrependido.