sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A cidade que pariu um demônio

 
A cidade que pariu um demônio

Professor Nazareno*

        São quase três horas da tarde e além do mormaço cotidiano, chove uma chuva miúda quando estou com o meu carro velho quebrado e atolado em plena área urbana de Porto Velho, a enlameada capital de Rondônia. Uma lama avermelhada, pegajosa e fedida teima em me desafiar ali na Rua da Beira próximo às carcaças de um dos inúmeros viadutos inacabados. Azar: já estressado e a “minha lata velha” resolve me abandonar. Talvez copiando o que as autoridades estão fazendo com este arremedo de cidade. “Um dia, a conclusão desta rua será realidade para os contribuintes que diariamente por ali passam”, comentam desolados alguns transeuntes. “Os viadutos também serão terminados, só que iniciarão a sua penosa reconstrução no dia 15 de novembro, um sábado e feriado nacional”, afirmam outros, rindo em tom de deboche.
         Como se vivêssemos em um inferno premeditado, os moradores de Porto Velho só têm agonia feito sapo. Enquanto não chega um mecânico para me tirar do “prego”, fico me perguntando, por exemplo, quando vão terminar o Espaço Alternativo da cidade e se vão replantar as quase duas mil mudas de árvores, algumas frutíferas, que retiraram de lá? Ainda convalescendo dos problemas respiratórios e da rinite alérgica que me fizeram piorar no último verão da cidade quando respirei fumaça e poeira de esgotos, não vejo a hora de ter um lugar para poder caminhar e fazer exercícios ao ar livre sem o calor sufocante do cimento e do asfalto refletidos. E se não fosse a escuridão demoníaca da ponte sobre o Madeira, à noite podia-se passear sobre ela para contemplar o que ainda resta do abandonado lugar escolhido para ser a capital de um Estado.
            Se as instalações da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e os seus arredores não estivessem ainda abandonados, cheios de fezes humanas, ratos e urubus após mais de oito meses da enchente histórica do rio Madeira, aquele inóspito lugar poderia servir de refúgio para os mais depressivos. Lá, podíamos pensar por que o Dr. Mauro Nazif, que é aclamado como o atual prefeito da cidade, será reeleito em 2016 para mais um mandato de quatro anos à frente do município. “Esse prefeito é um dos melhores que a cidade já teve”, dirão algumas pessoas. “Vocês ainda não viram os que virão pela frente”, profetizarão outros. Realmente, basta no último ano de mandato começar a trabalhar de verdade que muitos eleitores otários ficarão encantados e o reelegerão na certa. Só está faltando ele “usar um blog” para administrar os portovelhenses.
          Porém, a nossa Câmara de Vereadores acha que ele está administrando muito bem a cidade e jamais vai lhe apear do cargo. Porto Velho está na iminência de sofrer uma mega epidemia de Dengue e de Febre Chikungunya e muitos de nós sofreremos sem poder sair daqui. Eu, por exemplo, estou com o carro quebrado, não aguento viajar de ônibus e as passagens aéreas, quando aparecem, estão muito caras. Além do mais, nenhum dos meus leitores que prometerem outra vez pagar a minha saída daqui cumpriu com a promessa. Parece que nem Papai Noel, o velho maldito, vai aparecer. Conclusão: O diabo estuprou Porto Velho e a abandonou à própria sorte, sangrando e com dores. Nesta época do ano, quem pode procura a civilização e evita ver as horrorosas decorações natalinas da “capital da podridão e da carniça”. Enquanto o mecânico não chega, imagino que esta cidade só pode ter parido um demônio. Ou foi parida por ele?





*É Professor em Porto Velho.
 

14 comentários:

Line Dione Leonel disse...

O povo ainda fala que barra mansa é uma cidade feia kkkk. Feio é isso aí, prefeito de merda. Capital do estado de Rondônia é um chiqueiro a céu aberto, queria sinceramente dizer que tudo isso é uma mentira. Infelizmente não! Porto Velho é uma vergonha.

Roger Zapata Roy disse...

Disculpa Nazareno,eu acredito que o demonio e voce.Porque tantos adjetivos ruins a nossa querida Porto Velho,estamos numa situaçao caotica sim,mais nao precisa esculachar,eu acredito sempre que as coisas vao melhorar,existem outras cidades para voce morar,so mudar.

Caio disse...

O povo não cobra nada. os viadutos estão abandonados há 6 anos, entra ano e sai ano e nada é feito, o povo não bloqueia a BR-364, não reivindica, enfim, não faz nada. O povo reelege pessoas que tem conluio com vagabundos, preguiçosos e traças do erário público. Foi assim em nível estadusl, em nível federal também. Agora não aditanta chorar, Rondônia está condenada com esses políticos pé de chinelos, preguiçosos, improbos, safados que aqui residem.

Mineirinho, uai! disse...

Fessor, bênça! Acabei ficando sem saber: o diabo estuprou, pariu Porto Velho ou foi parido pela cidade? Se bem que independentemente do que for a resposta, fica claro a intimidade diabo/Porto Velho. A começar pela quentura. E desde quando sapo tem agonia em Porto Velho? E o que aumentou de carapanãs e pernilongos? Sapo tem é fartura! E exijamos luz na ponte do madeira, que ele tá morrendo e rápido... prá variar, assistimos e não fazemos mais que assistir a mais essa covardia. E se sair daqui, me deixe saber onde posso ler seus textos. Valem a pena.

Jadson Vasconcelos disse...

muito bem faço minhas as suas palavras com ênfase na parte em que você diz que varias pessoas dirão que a atual gestão foi a melhor de tempos,haa!!! porque somos assim tão apáticos com nossa cidade

Douglas disse...

e a má noticia é que a coisa vai piorar pois o inverno amazônico já chegou, os buracos já estão aparentes nas ruas, dia desses o secretário jogou um pixe ali no trevo do roque mas já foi embora... acho que é tempo de irmos em boahora...

Joseildo Silva disse...

O professor estar certo quem o critica é que vai reeleger esse incompetente Mauro nazif e seu irmão. andem nos bairros e verão várias obras iniciadas e inacabadas. Porto velho, te amo!! Mas, a administração pública, vá pra pqp!! !!!

Suziane Ferreira disse...

Admiro e adoro as crônicas do professor. É tão engraçado o povo n compreender a forma sarcástico que ele escreve. Em vez de critica-ló, vamos apoiar a ideia, será mais aproveitoso e rentável.

João Roberto disse...

O PROFESSOR TEM RAZAO PORTO VELHO E SUJA E ABANDONADA E NAO VEJO SOLUCAO POIS OS PREFEITOS SAO TODOS IGUAIS NAO FAZEM NADA A SETE DE SETEMBRO E UMA INVASAO TOTAL DO PASSEIO E A JORGE TEIXEIRA TEM VENDA DE FRUTAS NO MEIO DA RUA, PREFEITO VA A VILHENA E OURO PRETO E DEMAIS CIDADES DO INTERIOR COPIE A LIMPEZA DAS CIDADES E AINDA CONFORME SUGESTAO DO GOV CONFUCIO CONVERSE COM O ALEX EM O PRETO E AI VC PODERA LIMPAR PORTO VELHO E O POVO DESTA CIDADE MERECE UMA CIDADE NO MINIMO LIMPA.

Sílvio disse...

Acho que nem caberia comentário nem precisamos dizer que a culpa é do partido Tal, porque todos estão envolvidos, até mesmo os opositores que não existem a grande verdade é que estamos num país de ilusões vivemos iludidos que temos Governantes e eles nos iludem dizendo que governam...Só pensam e seu próprio umbigo... E o povo votam e tem lá suas culpas, não se manifestam, não cobram, não lutam por nada e depois com apenas tapinhas nas costas votam, por uma chance de emprego (uma portaria), ou até mesmo ele rouba mas faz...Que merda que fazemos...Ai me pergunto e a culpa é de quem...porém, lhe pergunto quem está a tanto tempo no comando do país...e por incrível que pareça o povo continua dando mais mandato para esse povo..

Muniz disse...

Realmente, esse Professor e alguns leitores se merecem, pois elogiar coisas do diabo, só sendo da mesma espécie. Prefiro acreditar que algum dia alguém vai arrumar a cidade de Porto Velho. Ser pessimista não leva a lugar algum. Entretanto, há aqueles que quanto pior melhor e, quem comunga com os absurdos do Professor Nazareno é igualzinho a ele. Tenho dito.

Paulão da Silva disse...

EM RONDÔNIA SÓ OS FORTES SOBREVIVEM.....HEHEHEHE....ISSO AQUI É TERRA PRA HOMEM....NINGUÉM CONVIDOU NINGUEM PRA VIR PARA CÁ.....ENTÃO COMO DIZ O DITADO: OS INCOMODADOS QUE SE MUDEM!

Adalberto Nunes S. Júnior disse...

Eu lamento muito essa triste realidade, morei por 3 agonizantes anos nessa "capital"(foram os piores anos da minha vida) mas, diferente do "Prof" consegui sair dai, quando me refiro a "Porto Velhor" cito" Porco Veio", é lamentavel como as autoridades realmente viram as costas pro norte, sou nativo de RO, mas, sinceramente, jamais voltarei a morar em Porco veio, so de pensar em morar ai me da depre...

Willian Wallace disse...

Professor perfeito, é isso mesmo aqui virou a sucursal do inferno, digo isso com muita sofrência mas é fato e como tal não se discuti o que os olhos veem.