sexta-feira, 16 de maio de 2014

Dilemas culturais de Otrop Ohlev



Dilemas culturais de Otrop Ohlev


Professor Nazareno*

Otrop Ohlev é uma paradisíaca cidade localizada nos confins do Cazaquistão, uma antiga república soviética da Ásia Central. Seus habitantes, quase meio milhão de pessoas, por não terem muito nível de escolaridade, sempre viveram de fantasias e ilusões. E quase todos eles adoram fazer juras de amor à cidade, apesar das muitas dificuldades e esquisitices do lugar. Para começo de conversa, em Otrop Ohlev não existe tipo nenhum de cultura. Tudo é (mal) copiado de outros lugares do país. Movimentos autóctones são quase inexistentes. Muitas pessoas letradas afirmam que se existisse cultura entre aquela gente, esta seria incrivelmente inferior às demais. O problema é que as datas das poucas e raras atividades culturais são todas trocadas como se os “otropolhevenses” não seguissem o calendário cristão, tão comum no Ocidente.
Em quase todas as cidades e aldeias cazaques existe festa de santo padroeiro, uma tradição cristã seguida religiosamente em todo o país e até no exterior. Mas contrariando a tradição nacional, Otrop Ohlev tem o padroeiro, mas não a festa. Pelo menos ninguém vivo se lembra deste sinistro evento. Por incrível que pareça e apesar deste país asiático ficar muito longe do Brasil, lá eles sempre gostaram do carnaval, que é festejado, como por aqui, no mês de fevereiro. No segundo mês do ano somente nas cidades grandes, civilizadas e mais desenvolvidas, porque em Otrop Ohlev a “festa de momo” é comemorada solenemente em julho. Muitas pessoas reclamaram da infeliz data por causa da Copa do Mundo de futebol. Porém, “como este esporte não é popular na província, não fará nenhuma diferença”, alertaram as sábias autoridades locais.
Outra tradição cultural do Cazaquistão, muito parecida com as nossas, são as tradicionais festas juninas. Gigantescos arraiais sempre foram montados e organizados para vender todo tipo de gororoba para os incautos. Mesmo no meio da lama, da sujeira e da imundície, estas festas sempre fizeram um sucesso incrível entre os moradores. Só que nesta cidade, esses arraiais não têm lugar nem data definida para acontecer e as autoridades e representantes culturais também nunca se interessaram pelo fato. Em qualquer beira de rua ou biboca, as quadrilhas, formadas às pressas e de todo jeito, dançam seus ritmos matutos e ridículos. Embora muitas pessoas afirmem categoricamente que tais ajuntamentos populares fazem parte da cultura local, este ano, para manter a "tradição de esculhambação", haverá a festa, só que no mês de agosto.
Muitas autoridades de Otrop Ohlev são acusadas de não se preocuparem com a cultura que dizem existir no lugar. O famoso lago Zaysan, também conhecido como Oir Ariedam e que banha a cidade, durante a última enchente histórica cobriu de lama, tapurus, restos de animais mortos e imundícies toda a área do museu “otropolhevense”. Isso aos poucos e lentamente e bem na frente das inoperantes e inúteis autoridades da cultura local. Do jeito que as datas são trocadas nesta atrasada província cazaque, há quem acredite que o próximo ano novo será festejado no mês de abril ou maio. Ninguém notaria a diferença. O Natal, data maior da cristandade, terá sua festa rifada para qualquer dia do ano. Muitos juram que nesta terra bisonha, a Semana Santa já foi comemorada em maio, junho e até julho. Como esperar organização de um lugar cujos habitantes constroem pontes e viadutos sem nenhuma serventia? Prefiro morar em Porto Velho mesmo. Aqui pelo menos as autoridades se preocupam com a cultura. E muito.



*É Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: