sábado, 1 de junho de 2013

Os dez critérios para zerar a redação do ENEM e do JBC:




Conheça os dez critérios para zerar a redação do ENEM e do JBC:


ü   01.Não saber a diferença entre 3º (TERCEIRO) e 3ª (TERCEIRA).

 02.Escrever CONCERTEZA ou mesmo COM CERTEZA. Se é um texto persuasivo que tem a intenção de convencer alguém, ao colocar esta expressão, já deu o veredito. Esta não é uma expressão POBRE, mas DE POBRE mesmo. É a mesma coisa de “providências cabíveis” ou “autoridades competentes”.

03. Usar e abusar de corretivos na folha de versão definitiva. Isto marca o texto.

      04. Colocar uma bola na letra “i” em vez do pingo.

      05. Escrever letra ilegível ou “caída” para trás.

   06. Não colocar o título, mas deixar a linha 01 em branco. Muitos fazem isto toda vez.

     07.Usar os pronomes Eu, Tu, Te, Ti ou você (ou seja, se dirigir a alguém no texto).

   08.Usar folha de caderno em vez da folha definitiva. Muitos alunos do T3 da manhã, por exemplo, adoram fazer isto. (No ENEM, essa prática significa “jogar fora a criança e criar a placenta”). O aluno deve estar ciente do dia da prova de Redação com pelo menos uma semana de antecedência e se preparar para ela.

     09.Texto escrito a lápis.

   10.Texto com identificação do aluno, da escola onde estuda ou do lugar onde vive e mora. Exemplos: Porque em Porto Velho/RO aconteceu isso ou aquilo. Na escola João Bento da Costa (Grande coisa!). Quem, além do próprio aluno, conhece esta escola ou este lugar? Ou então colocar o nome de alguma pessoa conhecida ou mesmo de um professor seu. E citar exemplos pessoais? Ninguém, muito menos os corretores, querem saber disto nem se interessam por tolices.

Nenhum comentário: