segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ser Professor: mais do que um sacerdócio (2)



Ser Professor: mais do que um Sacerdócio (2)



Professor Nazareno*

        
           
Eu sou professor e disso quase todo mundo sabe. O que muita gente ainda não sabe é que estou ministrando aulas há mais de 36 anos ininterruptos e que, por incrível que possa parecer, sou muito feliz com a profissão que escolhi. As razões são as mais variadas possíveis. A começar pelo alto salário que recebo pela minha faina diária. Confesso que às vezes, no final do mês, nem sei o que fazer com tanto dinheiro em minha conta corrente. Já pensei em fazer aplicações na Bolsa de Valores, investir pesado na compra de imóveis, adquirir fazendas, iates de luxo, carros importados, ações e outros mimos oferecidos pelo capitalismo. A valorização do professor hoje é uma realidade no Brasil. Profissão amplamente reconhecida pelos mais variados setores da nossa sociedade, estar dentro de uma sala de aula é algo extremamente recompensador para quem não escolheu ainda uma boa profissão para seguir. Deve ser por isso que nos concursos há uma concorrência muito grande para os empregos da área do Magistério.
            Ser professor não é só ensinar aos outros e todo mundo sabe disto. Como dizia o mestre Paulo Freire: “aprendemos muitas coisas diariamente com os nossos alunos”. Zelosos, higiênicos, compreensivos, dedicados, inteligentes e sempre muito bem educados, os meninos, cujos nomes de muitos parecem ter sido retirados de latas de goiabada, sempre estão prontos para cooperar conosco. O respeito é fundamental e por isso a obediência é um destaque. É uma profissão que não apresenta ossos do ofício, por incrível que pareça. Outro fator muito importante na nossa labuta é a cooperação dos pais. “Com pais tão dedicados e participativos assim e também altamente interessados pela educação dos filhos, trabalhar nas escolas do Brasil se tornou uma agradável rotina” comentou outro dia um professor que não conseguia esconder o largo sorriso de tanta felicidade. Porém, só presidiário mesmo é que gosta de professor. Político também, mas só no dia 15 de outubro para tecer loas hipócritas “aos mestres”. Hoje, por exemplo, Dr. Mauro Nazif e Garçon devem falar em nossa homenagem. Que bom!
            Dar aulas no Brasil é uma dádiva dos céus e em Rondônia é melhor ainda. Aqui o professor sempre foi valorizado pelo Poder Público. Não há uma única escola neste Estado em que esteja faltando professor. Nem no Baixo Madeira faltam estes profissionais. A Prefeitura de Porto Velho e o Estado de Rondônia pagam os mais altos salários do Brasil aos seus mestres. A Educação nunca esteve tão em alta em nosso país. Deve ser por isso que somos candidatos à quinta potência econômica do mundo. No entanto, já ouvi colegas pessimistas falarem que a Educação está indo para o fundo do poço e coisa e tal. Ledo engano, quando se fala em Educação e conhecimento, o fundo do poço está muito acima das nossas cabeças, mas mesmo assim somos todos muito felizes. Temos a novela para assistir e saber quem matou o Max, temos o Big Brother a partir de janeiro para abrilhantar as nossas férias e temos a Igreja, o Facebook e a internet para dar mais emoção às nossas vidas. Fontes de saber e de leitura de mundo não nos faltam. Estamos sempre bem informados e por isso ensinamos com prazer e alegria. Temos plano de saúde, sindicato, salário e ótimo e limpo ambiente de trabalho.
            O bom professor, agora transformado em profissional da educação, ou seja, mais um proletário, sabe muito bem o que fazer para manter suas qualidades: não fala mal da profissão na frente dos alunos, incentiva todos eles a seguir a nobre carreira, evita ir à sala de professores para não se contaminar com pessimismos, não come a merenda servida pelo Estado, elogia sempre o Governo de plantão, cumpre suas tarefas, jamais leva trabalhos para corrigir em casa, obedece ao Diretor, mantém sempre os diários atualizados e tem um bom humor que ninguém sabe de onde vem. Professor também sabe como comemorar a sua data: sempre que pode, antecipa em um dia ou dois as homenagens só para não ter que trabalhar. Estudar para outros concursos durante as aulas, jamais. Nenhum professor faz isso. Assim como também não junta as salas para liberar os alunos mais cedo, não adianta aulas, chega sempre dez minutos antes dos alunos e só os libera depois de tocar o sinal e tem total controle sobre as suas turmas. Somos uns “zeróis”. Ser professor é tão bom e prazeroso que qualquer técnico de futebol hoje em dia faz questão de ser chamado também de professor. Como no Japão, em breve receberemos reverência das nossas autoridades. Roberto Sorinho, Dilma e Confúcio vão se curvar diante de nós. Quem não tem prazer de receber homenagens destas autoridades? O Governo faz zelosamente a sua parte “incentivando a profissão e valorizando a Educação”. As autoridades, espertas e sabendo da importância desta área, sempre valorizaram esta ação no Brasil. Por isso, pelo menos hoje, parabéns para nós.






*É Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: