quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Nós, os otários de sempre!





"Pearl Habor" em Rondônia


Professor Nazareno*


Há exatos 70 anos, em plena Segunda Guerra Mundial, o dia sete de dezembro de 1941 entrou para a História dos Estados Unidos como o “Dia da Infâmia”. Sem uma declaração formal de guerra, tropas japonesas atacaram de surpresa a base naval norte-americana de Pearl Habor nas ilhas havaianas no Oceano Pacífico. Ao raiar do dia, exatamente às 7 horas e quarenta minutos da manhã, quase quinhentos caças e aviões de combate liderados pela Marinha Imperial do Japão bombardearam sem dó nem piedade as tropas americanas causando quase três mil mortos entre civis e militares além de provocar sérias avarias a então máquina de guerra dos Estados Unidos e forçando o país a entrar em definitivo naquele conflito mundial. Sete de dezembro de 2011 o STJ, Superior Tribunal de Justiça, defere liminar em favor de Valter Araújo, Deputado Estadual de Rondônia, preso na Operação Termópilas e acusado dentre outras coisas de formação de quadrilha, peculato, roubo de dinheiro público e obstrução de provas. Ele estava enjaulado desde o dia 18 de novembro e passou apenas 19 dias na cadeia.
Se o traiçoeiro ataque japonês à frota norte-americana serviu para levantar o ânimo da população dos Estados Unidos a exigir vingança a qualquer custo, a liberdade, em Rondônia, de mais um ladrão do nosso dinheiro serviu para nos calar ainda mais diante da impunidade que se anuncia. Uma vergonha de proporções oceânicas tomou de assalto todos os rondonienses e brasileiros sérios que ainda restam neste mar de corrupção e lama. Estou com vergonha de dizer que sou morador deste Estado e deste país depois desta afronta, desta traição, deste deboche. Parece até um complô das autoridades contra o povo honesto, trabalhador e fiel pagador de impostos. Porém Valter Araújo não está sozinho nestas ações, ele conta com a burrice de alguns irmãos evangélicos que lhe defendem a qualquer custo, dos bajuladores de plantão, dos muitos pastores que receberam adiantado para pedir votos para o “irmão de fé” e de uma legislação brasileira frouxa, elitista e muitas vezes conivente. Não nos enganemos: os oito deputados acusados desta infâmia receberam de nós, despolitizados eleitores rondonienses, o total de quase cem mil votos nas últimas eleições. Ou seja, aqui elegemos pessoas para nos roubar. Não são só 3 ou 4 ladrões. Muita gente os colocou lá.
Muito diferente dos japoneses da Segunda Guerra Mundial, Valter Araújo ainda vai exigir o rótulo de inocente e perseguido político, ajudado por bons advogados e por uma campanha de marketing direcionada a todos nós, estúpidos eleitores, e quer voltar a dirigir a ALE. O povo esquece muito rápido. A Operação Dominó, em agosto de 2006 na mesma Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia já caiu no esquecimento de quase todos os eleitores deste Estado. E até hoje, não foi devolvido um centavo sequer do que foi surrupiado dos pobres e miseráveis. E o pior: ninguém está preso. No Brasil, para os políticos, o crime compensa. O restante dos presos na Operação Termópilas da Polícia Federal será solto em breve, nenhum deles vai devolver um único centavo aos cofres públicos e todos sairão com a ficha mais do que limpa depois de todos estes escândalos que mancharam para sempre o já sujo nome de Rondônia no cenário nacional. Se fosse na China, depois de julgados e condenados à morte, a família dos acusados pagaria a bala que certamente tiraria a vida destes patifes. Nos Estados Unidos ou num país sério seria prisão perpétua para cada um destes miseráveis ratos catitas.
As nossas históricas cegueira e burrice parecem querer nos condenar ao eterno sofrimento e à vergonha. Já perdemos a pouca capacidade que tínhamos de nos indignar. Falta-nos, enquanto povo, enquanto sociedade, a consciência política que sobrou aos universitários da Unir quando expulsaram Januário da reitoria. Falta um Governo de fibra a este Estado e a este país. Falta Justiça de verdade para caçar e cassar todos aqueles que dilapidam o Erário. Falta, enfim, vergonha na cara. Rondônia, neste fim de ano de 2011 é o caos completo, um lugar quase inabitável: polícia amotinada, caçambas no meio da principal avenida da capital, viadutos e outras obras totalmente paralisadas e sem data para terminar, caos no trânsito, hospital João Paulo Segundo ainda com pacientes esparramados pelo chão e sem perspectivas de melhorar, roubos e assaltos se multiplicando por todas as cidades do Estado, insegurança, medo, desespero, calamidade. Por isso, Rondônia devia colocar na sua curta História o sete de dezembro como o “Dia da Vergonha”. O dia em que o mal venceu. O dia em que fomos feitos de trouxas e rimos da nossa própria desgraça feito hienas. Os Estados Unidos sofreram o baque do dia da infâmia, mas o usaram para ir à forra. Venceram, se vingaram e depois se tornaram uma grande potência. O nosso dia foi para ficarmos mais pobres e burros.





*É Professor em Porto Velho.

8 comentários:

Luiz Carlos Fernandes disse...

parabéns professor, infelizmente essa é a lei do nosso país, enquanto o bop mata favelado, puta e pobre, os verdadeiros canalhas promovem verdadeiras orgias com o dinheiro e a cara do povo.

Osmar Gonçalves Pereira disse...

PARABÉNS PROFESSOR NAZARENO POR TÃO SÁBIAS PALAVRAS. É POR ESSAS E TANTAS OUTRAS CRÍTICAS QUE TU JÁ ESCREVESTES QUE CONTINUAREI SENDO SEU ASSÍDUO LEITOR, POÍS, PERCEBO QUE ÉS UM GRANDE ANALISTA POLÍTICO E MUITO MAIS. CONTINUO ACREDITANDO QUE A POPULAÇÃO DE RONDÔNIA, ALGUM DIA, CONSEGUIRÁ SE RESGATAR DESSE CAOS QUE PARECE NÃO TER FIM;PORÉM, COMO TU, E TANTAS OUTRAS PESSOAS, EU TAMBÉM NÃO TENHO MAIS PALAVRAS PARA QUALIFICAR TAMANHOS DESMANDOS RECORRENTES EM NOSSO ESTADO. "COMO SEMPRE DIZ O APRESENTADOR DE TV BORIS CASOY - ISTO É UMA VERGONHA". EU SOU O SARGENTO OSMAR, 4º PELOTÃO DE POLÍCIA MILITAR DE CANDEIAS DO JAMARI-RO.

Ivanilson Frazão Tolentin disse...

Professor Nazareno! E com muita tristeza que tenho lido os ultimos acontecimentos em Rondonia. Fico com a certeza, que o mapa de o nosso Estado esta certissimo. Estamos no Oeste e RO virou um faroeste, terra de ninguem. Os responsaveis pelos Poderes estao usando-o como se fossem uma extensao do banheiro de suas casas, mas precisamente, as fossas, pois nao temos saneamento basico em RO. Nesse caso, desculpa a palavra, as merdas estao exalando mal cheiro para todos os cantos. O pior de tudo, e voce ver que a populacao nao assume uma postura seria e sem interesses pessoais diante desse mar de merda. Nao sou de estimular a baderna mas esta na hora de irem para as ruas e forcarem uma intervencao em RO e convocarem novas eleicoes. Isso, porque, todos os poderes do Estado estao contaminados e nao sera trocando figurinhas pontuais que a coisa vai melhorar. Esperava muito mais do Confucio, porem, nao penso que o Cassol seja melhor que ele. Acorda minha gente

Dr. Marcelino M. Rego disse...

Infelizmente tenho que dar o braço a torcer, é isso mesmo e vai ficar cada vez pior. o individualismo permeia toda a nossa sociedade. Então ninguém se une e protesta contra a corrupção, pede a cabeça destes miseraveis. Lamentável, mas logo aagua vai bater no traseiro de muita gente omissa e suas entidades de classe. Mas a resposta já está na ponta da lingua... O que eu tenho com isso????

Vanessa Costa Silva disse...

Por falta de conselho nao foi. na epoca das eleiçoes eu disse para alguns irmaos da minha igreja nao votarem neste homem pois ele nao vale nada. agora é tarde. e ainda pagou os advogados com nosso suado dinheiro roubado por ele. Os crentes precisam vigiar mais.

Igor Trivério disse...

Professor Nazareno, acredito que seja pior que Pearl Harbor, porque pelo menos nesse episódio o ataque foi estrangeiro, e no nosso caso onde são os próprios brasileiros que se atacam, porque brasileiros são os donos da política nacional e são brasileiros que votam nos políticos. Rondônia parece está regredindo no momento de seu ápice de desenvolvimento, todos com direitos exagerados, uma verdadeira ANARQUIA e sempre quem paga o pato é o povo, além de pato, paga pelo péssimo trânsito de nossa cidade, paga os impostos desviados, paga pela saúde na UTI, mas paga principalmente pela sua própria ignorância.

Francisco Campos disse...

Um texto irrepreensível do Prof. Nazareno. Está na hora de a população, que, no final,é sempre quem mais sofre, ir à forra. Mas não podemos nos esconder em termos genéricos. Gritar "abaixo a corrupção" não resolve nada. Temos de dar nome aos bois. Em Porto Velho, "fora Roberto, a corja petista e esse bando de vereadores incompetentes". Em Rondônia, "fora Raupps e caterva". No Brasil, "fora Dilma, Lula e corja petista/peemedebista". Isso mesmo: "fora Dilma", pois um governo que tem seis ministros derrubados por suspeita de corrupção (e um sétimo na corda bamba)é, no mínimo, leniente com a corrupção. E fora também essa oposição frouxa que existe por aí!

Benito Bonfim disse...

Belo texto professor, realmente é uma vergonha o que acontece não só em Rondônia mas no Brasil, sempre é assim pobres mais pobres e ricos mais ricos; poderosos cada vez mais poderosos. O povo brasileiro é o que você já citou no seu Artigo "Deus é Brasileiro". o que dificulta muito sermos um País/Estado democrático. Não se pode acreditar em ninguém! Nossa as vezes fico imaginando o que fazer? como mudar a forma de pensar de uma nação que não consegue pensar? E os que pensam ainda se aproveitam dos desfavorecidos!!!!