sexta-feira, 6 de maio de 2011

Viva o Prefeito! Viva Porto Velho!



Roberto Sobrinho, o JK da Amazônia

Professor Nazareno*

            Não gosto muito da política partidária e nem tenho procuração para falar bem ou mal de qualquer político. Principalmente dos que estão em pleno exercício do cargo. Por isso entendo que falar qualquer coisa contra a atual administração de Roberto Sobrinho, atual prefeito de Porto Velho, seria uma das maiores incoerências além de se configurar como uma grande injustiça. Eleito de forma absolutamente democrática em 2004 com uma das maiores votações da História desta cidade e depois reeleito pelo povo para mais outro mandato, Sobrinho soube, neste curto período, imprimir de forma coerente e inteligente a sua marca como um grande administrador público. Desde o Major Fernando Guapindaia no distante 1914 até 2003, a população de Porto Velho nunca tivera conhecimento de como se administra uma cidade para o bem de todos.
            Coerente, arrojado e com uma visão de lince, essa “raposa karipuna” soube se cercar dos melhores administradores e colaboradores para mudar de vez a cara da capital de Rondônia. Não há um único bairro, uma única rua, uma única avenida que não tenha a marca de sua competente administração. Um visitante pouco observador que aqui esteve no início da década passada e retornou por estes dias, notaria “de cara” todas as inovações que ora vivenciamos. Vindo do aeroporto pela Avenida Jorge Teixeira em direção ao centro, não há como não perceber as inúmeras árvores plantadas neste trajeto. Em pouco tempo, uma verdadeira floresta urbana se erguerá ali. Poucos ou nenhum dos administradores de Porto Velho teve tanta preocupação com o meio ambiente. Sobrinho não só teve como também apostou no futuro de forma ousada.
            Há mais de cinco anos que o preço do IPTU não sobe. Exemplo claro de como se administra com respeito ao cidadão, a Prefeitura de Porto Velho acaba de lançar Internet grátis para quem estiver em dia com o fisco municipal. Não são todas as capitais avançadas de países de Primeiro Mundo que têm esta regalia. O fato lamentável deste episódio é que justamente nesta parcela da população, os que têm Internet, é que ressoam as mais contundentes e injustas críticas à administração petista. “Conviver com as críticas é algo salutar e absolutamente aceitável em qualquer administração pública”, vaticinou certa vez, com bastante sabedoria e espírito público de aceitação do contraditório, o Prefeito Roberto Sobrinho. A doação das Avenidas Jorge Teixeira e Imigrantes ao Governo Federal com isenção do IPTU local foi uma jogada de mestre.
            Falar das inúmeras obras que se espalham pela cidade é “chover no molhado”. Se algumas estão ainda inacabadas é a coisa mais compreensível do mundo: afinal uma obra de grandes proporções não se faz da noite para o dia ainda mais numa cidade onde, se não há total escassez, a mão-de-obra disponível está quase toda “emprestada” para a construção das usinas do Madeira. E por mais que não se aceitem as desculpas devido ao rigoroso inverno amazônico, pergunta-se: quem em sã consciência trabalharia na reforma de sua casa em meio a uma chuva torrencial tão comum em nossa região? A abertura da Avenida Pinheiro Machado, da Sete de Setembro, da José Vieira Caúla e as ligações para a Zona Leste da cidade são obras que merecem destaque. E o que falar da ligação do bairro Nacional com o centro da cidade via Avenida Farquar?
            A revitalização do complexo Madeira-Mamoré será certamente um marco histórico na administração de Sobrinho. Quantas famílias não são vistas aos domingos e feriados passeando com seus filhos naquela praça que é uma espécie de marco zero da nossa capital? Há mais de 30 anos que moro aqui e só agora posso orgulhosamente dizer que temos um teatro de verdade. Nenhum administrador se prontificou a fazer isto em toda a História desta cidade. E o mercado cultural? E o mercado do quilômetro um? E o mercado central? E a construção do porto “rampeado” lá no Cai Nágua? E o asfaltamento de quase todo o bairro Nova Porto Velho? Há buracos nas ruas? Quem nunca viu a operação tapa-buracos da Prefeitura?  E o corredor só para ônibus da Avenida Sete de Setembro? E o remanejamento das famílias vítimas das enchentes do Madeira? Porto Velho hoje tem maternidade municipal. Já tivera antes?
            O preço da passagem de ônibus urbano está caro? Se o Prefeito defendeu a atual tarifa é porque tinha razões de sobra. Ou então a Justiça não tinha dado ganho de causa às empresas do setor. A obra dos viadutos está paralisada, é verdade, mas a culpa não é do Roberto Sobrinho. A empresa desistiu da obra e depois simplesmente faliu. Rápido, o nosso mandatário já encaminhou o processo licitatório para continuar o trabalho. Devemos entender que administrar uma cidade não é apenas construir viadutos. Milhares de obras são muito mais importantes do que apenas uma só. Além do mais, a população devia entender que a atual administração municipal teve de conviver com pelo menos seis anos de má vontade do Governo do Estado durante o “Império da Roça” de Ivo Cassol. Oposição e torcida “pelo quanto pior melhor”. Em todos os níveis da administração pública, as autoridades devem sempre governar unidas.
O nosso Prefeito deve ter paz para poder continuar suas obras em prol desta cidade, uma vez que conta agora com o apoio das autoridades estaduais e do Governo Federal. Nestes quase oito anos de mandato, quantas vezes a Câmara Municipal, por exemplo, teceu críticas ferozes à administração municipal? Quais dos vereadores são contrários ou foram contrários ao trabalho empreendedor de Roberto Sobrinho à frente da Prefeitura do município? Até o recente aumento concedido aos funcionários municipais foi quase quatro vezes maior do que o concedido pelo Governador Confúcio Moura. Guardadas as devidas proporções, Roberto Eduardo Sobrinho pode ser comparado a um Pereira Passos na administração da cidade do Rio de Janeiro no início do século passado, a um Jaime Lerner em Curitiba ou mesmo a um Juscelino Kubistchek com o seu “cinqüenta anos em cinco”. Uma pena que não exista a re-reeleição. A atual administração petista de Porto Velho deve continuar para o bem do povo deste lugar. Alguém já viu “uma Porto Velho melhor para todos” igual a esta?


*É Professor em Porto Velho.

14 comentários:

Edelvan Menezes disse...

Se existisse uma forma de escrever as minhas "palmas" em uma onomatopéia, os colocaria aqui para descrever o quanto eu agradeço pelos "trabalhos" do nosso magnífico prefeito, mas é uma pena que eu não consiga...

Fladso Nicko disse...

Êta, professor! Irônico como sempre! Os desavisados acreditam no texto, e ainda aplaudem!

Anônimo disse...

"O problema em ser irônico é que quando as pessoas não entendem quem fica parecendo um idiota é você."

Anônimo disse...

Textos como os do profº não são publicados para persuadir ninguém, muito menos a forçá - los a concordar com o que é publicado. Sou aluna do mesmo, e não concordo com tudo o que ele publica aqui, entretando, seus textos servem como ponto de reflexão para nós olharmos a sociedade à nossa volta.

Aprenda Redação disse...

#

Floriano Vieira - 09/05/2011

ROBERTO SOBRINHO PARA PRESIDENTE!! (da líbia)
#

felipe serra - 08/05/2011

Esse teu humor negro e irônico me faz rir e ainda mais depois de ler os comentários abaixo.Mais uma vez a maioria não entendeu seu texto professor e você deve estar rindo às gargalhadas.Acho que porto velho está precisando de umas aulinhas de interpretação.Se propõe a dar???? kkkkkkkk
#

Nick - 08/05/2011

Ou eu estou ficando GAGÁ ou a maioria dos comentarista abaixo NÃO SABEM INTERPRETAR.É nítido no texto do prof. Nazareno a crítica ao prefeito Roberto Sobrinho! Como sempre no seu jeito mordaz e humor negro critica todas as ações do Prefeito - observem a última frase dele - "Alguém já viu uma Porto Velho "melhor para todos" igual a esta?" Ele simplesmente citou a maioria das obras do Prefeito inacabadas e algumas que visavam melhoria e que de nada adiantou apesar dos "milhões" gastos.Uma crítica com humor,com inteligência,mordaz,que somente ele tem coragem de fazer e que devido a má interpretação de nossos comentaristas o julgam defendendo o Roberto Sobrinho. LEIAM NOVAMENTE CAROS COMENTARISTAS e observem que de elogios aí não tem nada!Prof. Nazareno mais uma vez deve estar rindo desses comentários e da falta de entendimento do povo rondoniense.
#

CARLOS DIAS - 08/05/2011

NAZARENOOOOO!!! CALLAAADOOOOO!, fala serio, fiquei enojado ao começar a ler seu artigo, quer dizer que vc não é politico e nem tem procuração pra falar bem ou mal???? esse bando de elogio a esse embuste de prefeito que esta arruinando nossa cidade? vc tem politica na alma. Gostaria de te falar que sou Petista de carteirinha, filiado e tudo, mesmo assim, esta na cara o que esse imundo esta fazendo na nossa cidade e vc vem com esse papo furado, quanto ele esta te pagando? quero que saiba que não sou o unico Petista insatisfeito com essa figura, 90% dos Petista não engolem mais o Sobrinhão, sabia? vai catar lata, vai pentiar macaco!
#

José de Barros Gonçalves Filho - 08/05/2011

Falar que o Sobrinho teria sido o pior prefeito do nosso Município, talvez fosse uma tremenda injustiça. Entretanto não houve prefeito com muito mais oportunidades para realizar o melhor por Porto Velho do qua o atual administrador do nosso Município. Teve dois mandatos e com o total apoio do Governo Federal. Mas, na realidade, fez muito pouco,e Porto Velho continua sendo uma cidade sem atrativos e muito desorganizada de todos os ângulos que se observar. O pior é que não temos opções melhores para o futuro. Só aparecem oportunistas ao Poder Público. É simplesmente lamentáve!!! Prof. Barros

Aprenda Redação disse...

#

juscelino coelho da silva - 08/05/2011

Esse professor deveria ser enjaulado...tá completamente doido ou então, é muito esperto...tá querendo levar algum nessa "papa" que é nossa política local, em todos os âmbitos. JK da Amazônia...é pra rir ou é pra chorar? Eu só tenho o nome do Homem e me senti muito sacaneado. Só pra registro: 17 anos na mesma rua, quase no centro da cidade e as coisas mudaram muito...o "casca de ovo" sumiu, a buraqueira aumentou e oss ratos correm mais livres e soltos pelo mato que prolifera. Vergonha na cara nunca fez mal ninguém...
#

gustavo nves - 08/05/2011

não sei se é puta ironia ou puta sacanagem conosco? porr@ nazareno me deixou com uma baita curuba a traz da orelha... mais se tudo que falou do prefeito for serio vai tomar no c!
#

Patricia - 07/05/2011

ENFORCAMENTO EM PRACA PUBLICA DE TODOS OS POLITICOS CORRUPTOS JA!!DEFENDA ESSA BANDEIRA!
#

Ted J - 07/05/2011

ahuuhauhauhahu é impossivel comparar Jaime Lerner com o Roberto Sobrinho. Jaime Lerner modernizou Curitiba. É só ir la pra ver se tem lixo ou buracos nas ruas. Foi feito um trabalho mt grande pra ninguem jogar lixo na rua, se vc jogar vem outro e cata. Aqui vc vê candidato jogando santinhos nas ruas, como esse proprio site publicou uma vez. Porto Velho tem muitooooooooooooo que melhorar. Ao invez de progredir, ela regrediu.
#

paulo antunes - 07/05/2011

Não costumo enviar comentários sobre algumas notícias veiculadas nesses sites aqui de Porto Velho,mas não posso me furtar dessa vez,pois o autor realmente apelou... o JK da Amazônia??????? Pelo amor de Deus! Basta dá um giro pela cidade que está carcomida pelo lixo e sujeira! O JK representa para o nosso país progresso e o Sr Roberto sobrinho o retrocesso! Sem falar em sua arrogância no trato com os servidores municipais,sou um deles e sinto na pele! Não usemos o nome de JK em vão!!!!
#

HanyOliveira - 07/05/2011

Como sempre.. mais um texto maravilhoso! É bom saber que o senhor voltou a postar seus textos professor. E Michelle eu li e reli seu comentário e ainda não estou acreditando que você não conseguiu entender que esse é um texto IRÔNICO!
#

gilva silva soares - 07/05/2011

Tem cada Uma um POVO que não entende o Texto e depois fica tirando Conclusões Inusitadas, Professor Nazareno. Quiz dizer que Não que o Roberto Sobrinho e Bom e sim Ruim Ele fez um Humor Tão Sarcástico que Até Mesmo Eu Com 15 Anos Entendi Que ele Quiz Diser OMG.Presten atenção pelo menos no que vocês Estão Lendo.

Aprenda Redação disse...

#

Marcio Madeira - 07/05/2011

Realmente brilhante o texto do Prof. Nazareno. Isso também deveria fazer o Prof. Roberto Sobrinho: escrever e ensinar nas salas de aula. Deixar a Administração para Administradores. Cada macaco no seu galho...agora, a ironia do Prof. Nazareno ultrapassou todas as fronteiras ao comparar com JK (cinquenta anos em cinco). Cinco anos ele não constrói nenhum viaduto. Os assessores também são de primeira: Ex oficce-boy, ex cobrador de ônibus, etc, com aquele conhecimento científico típico das ex profissões. Também, queriam o quê: vejam os deputados que temos, os vereadores, os conselheiros. Realmente, as esperanças de um futuro melhor não são nada boas, pois vejam os futuros candidatos que já se apresentam para suceder o prefeito atual. Lamentável. Parabéns pelo texto irônico, Prof. Nazareno. Espero que o PT se toque, depois dessa.
#

Rosan da cruz barroso - 07/05/2011

COMEÇOU A BABAÇÃO TODO SITE ESTA COMEÇANDO A SE CALA DIANTE DO GOVERNO E PREFEITURA, E SO PEGA ALGUMA PROPAGANDA QUE OS MESMO SE CALAM,PRESTEM ATENÇÃO QUANDO VC ABRI UM SITE E JUNTO VEM UM LINK DO GOVERNO OU PREFEITURA PRESTEM ATENÇÃO QUE NINGUEM DIZ NADA DO GOVERNO UMA VERGONHA
#

arlindo carlos nascimento - 07/05/2011

caro professor é inacreditavel queo senhor utilize esta pagina para puxa saco...lhe conheço de outras oportunidades e vejo que vossa senhoria anda com problemas...Jk era um visionario,um capaz de construir Brasilia nao pode ser comparado a esse prefeito que não foi capaz de sequer de recosntruir a estrada de ferro e por o Trenzinho pra andar...e gastou milhões das compensações...o senhor é meu amigo mas me desculpe professor...ande pela periferia,vá na zona leste...JK DEVE TER SE REVIRADO NO TUMULO COM ESSE SEU COMENTARIO...
#

Gabriel Milhomem - 06/05/2011

de certa forma ele está certo .Quando sobrinho assmio o mandato a cidade estava muito pior do que esta hj e quem deixou ela assim o Camurça velho.Hj ela melhorou mas ainda é presciso muito ser feito. Alem do prefeito a população devia tbm parar de ser hipocrita e começar a ter educação pois os algamentos que ocorrem na cidade é culpa principalmente de nós que jogamos lixo em qualquer lugar. E o parque da cidade mal inaugurou e ja sofreu com o vandalismo alem da praça da E.F.M.M.
#

Ermison - 06/05/2011

A Imagem do Povo e a imagem de nossos Governantes, isso e Rondonia de Imigrates....
#

Ermison - 06/05/2011

A Imagem do Povo e a imagem de nossos Governantes, isso e Rondonia de Imigrates....
#

SAMUEL MILET - 06/05/2011

PROFESSOR NAZARENO PERDOE-ME MAS O SENHOR NÃO CONHECE NADA DE ADMINISTRAÇÃO PUBLICA - COM O VOLUME DE DINHEIRO FEDERAL E DAS COMPENSAÇÕES DAS USINAS - DAVA PARA FAZER 5 OU 6 VEZES O QUE ESTÁ INCIADO E NÃO ACABADO. CREIO QUE O PROFESSOR SEJA UM AMIGO PESSOAL DO PREFEITO OU MAMA NA MAQUINA MUNICIPAL

Aprenda Redação disse...

#

sonia - 06/05/2011

Quanta demagogia Prof.se nao fosse uma leitora assídua de seus texto diria que o Sr. surtou.Mais pode ter certeza esse texto foi a melhor piada do ano.kkkkkkkkkkkkk.
#

Francisco Campos - 06/05/2011

Abusou da ironia, hein, prof. Nazareno? Confesso que ri muito com esse artigo... Roberto Sobrinho, o nosso JK... kkkkkkk
#

michelle - 06/05/2011

TEM GENTE QUE É CEGO MESMO, DEIXA DE SER PUXA SACO PROFESSOR NAZARENO, O ROBERTO SOBRINHO MANDOU A MALA PRETA PRA VC FOI? DINHEIRO É QUE NÃO FALTA PRA ELE E SEUS ALIADOS, NUNCA VI A PREFEITURA COM TANTO DINHEIRO, VÊM DE TUDO QUANTO É CANTO,...PAC, COMPENSAÇÕES, REPASSES FEDERAIS E OUTRAS COISAS MAIS. SE ELE E SEUS SECRETARIOS FOSSEM BONS ADMINISTRADORES E MENOS CORRUPTOS, PORTO VELHO ESTARIA UMA METRÓPOLIS, MAIS O QUE TODA POPULAÇÃO VER É UMA CIDADE CHEIA DE BURACOS,QUANDO CHEVE AS RUAS VIRAM LAGOAS, BUEIROS E BOCA DE LOBO ABERTO, PONDO EM RISCO AS PESSOAS QUE TRAFEGAM DE CARRO OU MESMO A PÉ, A CIDADE ESTÁ UM VERDADEIRO CAOS E VÊM VOCÊ FAZER ELOGIOS, DEIXA DISSO NAZARENO, A POPULAÇÃO TÁ DE OLHO VENDO TUDO E COM TODA CERTEZA NÃO ESTÁ NADA FELIZ COM UM PREFEITO ARROGANTE E CARA DE PAU COMO É O SOBRINHO.
#

FERNANDO - 06/05/2011

AVANTE GLORIOSO PT...MIRIAN SALDANHA PARA PREFEITA 2012. DILMA LÁ E MIRIAN CÁ!
#

ZÉ DO CAROÇO - 06/05/2011

Olha professor, se vsa. sapiência analisar o que um governador do PT fez em 2 mandatos no Acre e o nosso "Lento" Sobrinho, verá que o último perde de goleada. Não existe explicação para tamanha lentidão e obras feitas nas coxas!!!
#

Douglas - 06/05/2011

RISOS! SÓ AGORA NOTEI QUE ERA UM TEXTO IRÔNICO. COM HUMOR NEGRO INGLÊS. RISOS. PARABÉNS PROFESSOR
#

Douglas - 06/05/2011

NOSSA! COM TODO RESPEITO AO PROFESSOR , MAS VOCÊ JOGOU O TRABALHO, A COMPETENCIA E A SERIEDADE DE GOVERNO DO JUSCELINO NA LATA DO LIXO COM ESSA COMPARAÇÃO!
#

wilon - 06/05/2011

Tinha q ser o desgraçado de um professor mesmo, ô classe q ta se ferrando e faz uma m...desta.

Aprenda Redação disse...

#

WANDERLEY - 06/05/2011

gostaria de enaltecer a capacidade de escrever do nazareno, essa mistura de política com humor sarcástico é fantástico. seria demais cômico se não fosse trágico como vive nossa cidade.
#

Ruthe Cristina - 06/05/2011

Professor Nazareno,que bela matéria "mostrando" com uma "boa quantidade de pitada de humor".Vamos mandar uma cópia para todos os humorista do Brasil,menos para o Rafinha Basto do CQC.Parabéns "MESTRE"!!!!!!!!
#

iolanada - 06/05/2011

Esta materia nao merece comentários.
#

Dr. Marcelino M. Rego - 06/05/2011

Realmente prof.Nazareno, nunca vou esquecer tal administração!! Se nesse país tivesse realmente justiça o Sobrinho e seus asseclas tbém nunca esqueceriam.

Aprenda Redação disse...

* ANTONIO GONÇALVES MARTINS -

Ola professor como o sr.realmente tem conhecimento das coisas sinceramente falando nã sei se o sr. esta mesmo em porto velho ou q sera q ganhou p/faser um comentário desta forma o sr. precisa se informar melhor sobre os números que ja vei este município isso aqui era p/estar com outra cara na verdade ta tudo parado só o sr ñ ver


* Alexandre Cunha - 07/05/2011

"Se algumas (obras) estão ainda inacabadas é a coisa mais compreensível do mundo: afinal uma obra de grandes proporções não se faz da noite para o dia (...)" Será que estamos falando do mesmo lugar? Será que o professor vive na mesma cidade que eu?

NLMS disse...

kkkkkkkk,esses comentários!!
Parabens pelo texto!
Confundio muito gente!Deixou muita gente chateada com tais "elogios''
Que obra de arte essa a que o sr escreveu! E viva ao prefeito!!!

Anônimo disse...

Nossa, o professor Nazareno deve ser muito odiado por porto velho, a fora! Os imbecis não entendem os textos, e perdem seu tempo escrevendo idiotices!

loool

Shirley disse...

Ah tá! Então quer dizer que ele ta fazendo de mais? É o minimo que ele tem que fazer, afinal o prefeito não sou eu e não é você, é ele. O homem precisa trabalhar mesmo. E numa gestão onde os recursos definitivamente entram, eu confesso que esperava mais. É muito dinheiro pra pouca obra, sem falar nos super-faturamentos de grandes obras, como o caso da Av. Caula, e o que falar então dos desvios do combustivel, vocês lembram do super-faturamento no posto de gasolina. Ai, simplesmente, um admirador do prefito vem dizer que os tapa buraco, asfalto novo, abertura de rua importantes, é maravilhoso, é lindo, é perfeito. Ah passa amanha, isso é não é nenhum um terço do que a atual prefeitura podia ter feito. É dinheiro de mais pra pouca obra, eu insisto nisso! Gente prestem atenção, é o PAC, é a compensação das usinas, recursos próprios, tantos outros. E alguem vem me dizer que tá bom. Santa ignorancia. Pobre se acostuma com pouco mesmo.

Gilson Macedo Dias disse...

gilson macedo dias

Pode até ser irônico mas não deixa de ser verdadeiro.