sábado, 26 de fevereiro de 2011

Isto é o Brasil, infelizmente!


Brasil: uma Nação de “Jecas”


Professor Nazareno*


A frase "Le Brésil n’est pas um pays sérieux" (O Brasil não é um país sério) foi atribuída ao presidente francês Charles de Gaulle quando surgiu uma crise política entre Brasil e França, nos anos 60. A apreensão de pesqueiros franceses que capturavam lagostas na costa brasileira teria irritado De Gaulle e o levado a dizer que o Brasil não era um país. Segundo a versão corrente, o então embaixador do Brasil em Paris, Carlos Alves de Souza, teria acrescentado o adjetivo sério, para amenizar a situação. A crise foi resolvida, mas o mal-estar sempre ficou, apesar do general De Gaulle negar até a sua morte ter dito tal frase. Mesmo sem saber, o estadista francês estava certíssimo uma vez que se o mundo fosse um corpo humano, já saberíamos qual a parte que caberia ao Brasil representar. Somos uma nação ridícula no cenário político internacional e ainda queremos participar do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Uma piada infame segundo alguns analistas políticos.

Apesar de ostentar um dos maiores PIB’s do mundo e de ter um mercado consumidor próximo aos 200 milhões de habitantes, o Brasil nunca foi destaque em absolutamente nada desde o seu descobrimento há mais de cinco séculos pelos malditos portugueses. Ainda hoje em pleno século XXI não podemos mostrar nada a ninguém que nos possa trazer orgulho. O maior produto de exportação do país ainda continua sendo bumbum de mulher, perna de jogador e meia dúzia de produtos agropecuários como soja, café, frangos e alguns derivados da carne bovina. Itens estes que não necessitam de absolutamente nenhum conhecimento de ponta para serem produzidos. Aqui não produzimos chips para computadores, armamentos sofisticados, carros, telefonia móvel ou qualquer medicamento para a cura de doenças. Até o nosso programa espacial explodiu e depois que um astronauta brasileiro foi ao espaço, Plutão desapareceu como planeta.

Somos uma nação de medíocres, analfabetos e idiotas em sua grande maioria. Nunca ganhamos um Prêmio Nobel. Nossos filmes jamais ganharam um Oscar. Nunca nos destacamos em tipo nenhum de pesquisa. Não temos a bomba atômica. O fracasso sempre foi a maior conquista desta nação. Nosso sistema educacional está falido faz tempo. A grande maioria dos nossos alunos mal sabe ler e escrever um texto e isto após doze anos de escolaridade, em média. A maioria dos nossos empresários na verdade são sonegadores de impostos que ficaram ricos à base do improviso e com muita sorte. Latifundiários é uma praga que sempre infestou os interiores da nação. Competência nesta terra de ninguém é uma mercadoria escassa e que sempre passou longe das nossas escolas e universidades. Incrível, mas se fosse possível mensurar, a nossa cultura também seria inferior. Nossa civilização é atrasada e decadente. Somos o sinônimo do fracasso, do absurdo, do jeitinho.

Além disso, grande parte dos nossos políticos são uns verdadeiros imbecis e ladrões e a maioria só sabe legislar em causa própria. Tapeiam o povo que dizem representar, e se elegem mesmo sendo comprovadamente mensaleiros, sanguessugas e outros adjetivos pouco cívicos. As Forças Armadas, que são comandadas por um civil, só se destacaram no cenário nacional quando golpearam as instituições democráticas entre 1964 e 1985 e mergulharam o país numa ditadura que manchou o nosso nome no exterior. Nossas fronteiras são extremamente vulneráveis e se parecem um queijo suíço. É por lá que passa a maioria das armas contrabandeadas e quase toda a droga consumida nas grandes cidades. Nossa Justiça é lenta, burocrática e elitista. “De cada dez juízes, sete acreditam que são Deus e os outros três têm certeza”, é uma frase muito comum nos meios jurídicos. O STF não moralizou a política do país quando pôde e o nosso Poder Judiciário é acusado de soltar corruptos toda vez que a Polícia Federal, nas suas incontáveis operações, os prende.

O Poder Legislativo do Brasil é uma piada: são 81 Senadores e pouco mais de quinhentos Deputados Federais que dispensam qualquer comentário. A Federação é composta por 27 unidades (Rondônia só podia ser uma delas). Todas com Justiça, Poder Legislativo, Governadores e gente, muita gente mesmo (ou gentinha). Aqui só se dá valor ao que é de fora. Desigualdade social é regra. O Hino Nacional, cuja letra quase ninguém entende, bem que poderia ser trocado por uma música qualquer, um pagode, por exemplo, que não se notaria a diferença. BBB, novelas, programas policiais e de sacanagens são o ópio do povo. Amor à Pátria por aqui é coisa rara. Então, poderíamos voltar a ser Colônia. Só que desta vez não seria de Portugal, mas dos Estados Unidos, do Japão ou de qualquer outro país europeu que tivesse cultura própria, nacionalismo, gente civilizada e acima de tudo cérebros, cabeças que produzem conhecimentos. Seríamos talvez um lugar muito mais respeitado e melhor do que esta terra de jecas, matutos e gente preguiçosa que nem amor têm a este pedaço de chão. Proíba-se o carnaval, o álcool e o futebol que isso aqui será extinto.


*Leciona em Porto Velho

22 comentários:

Anônimo disse...

Talvez isso aconteça ...

Rebeca disse...

definitivamente, sou sua fã.

Myllena disse...

sou sua fã professor, está de parabéns como sempre!! acompanho sempre o seu blog.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkk já pensou nós sendo uma colônia dos Estados Unidos... kkkkkkkkk seria fantastico, teriamos que dominar outro idioma, país do futebol? CHEGA dessa história, os unicos que ganham alguma coisa são os que jogam.

Estéfane Rocha disse...

nunca tinha pensado nisso!!
+ é verdade o povo ha muito tempo vem se afastando da cultura, da pátria da nossa nação...
que as gerações futuras possam vir a ser o nosso orgulho, e que possam nos representar pelos paises a fora como pessoas que tem civilização, educados, honestos...
mais já pensou o nosso Brasil sem carnaval, futebol, mulheres nuas...na verdade não ia existir mesmo...rss. mais fazer o quÊ?!...
se é isso que nos ensinam...

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk gente li um post de uma comunidade. Esse post http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=17109&tid=5560079939789370959&na=1&nst=1 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk os cidadãos brasileiros são burros mesmo em.. kkkkkkkkkk trocar machado de assis por Crepúsculo e Harry Potter kkkkkk rachei de rir

Ivanilson Frazão Tolentin disse...

Professor, ao escrever esse texto o senhor deveria estar em um daqueles dias díficeis. Naqueles momentos em que esse trecho de uma música do Belchior, cai bem. Diz assim: "Eu estou muito cansado do peso da minha cabeça...".

Paulo Araújo Lima disse...

Muito bom seu texto professor!!! Ontem 25/02 estava eu passando na Av Jatuarana por volta de umas 22:30 Hrs e tinha um pessoal reunido em determinado ponto vendendo kits abadás de determinado bloco de carnaval. Derrepente um dos organizadores pegou o microfone e sugeriu que se formassem casais romanticos pra dançarem uma música e concorrerem a um kit, depois de alguns minutos da competição iniciada outro organizador pegou o microfone e disse gritando "esse negocio de romantismo não ta com nada não, essa coisa de casal ficar dançando romantico não dá certo, eu quero ver o casal mais fuleiro aqui, e ai começou a gritar!!! E quero ver é a PUTARIA aqui!!! e gritava assim várias vezes sem parar!! eu estava num lanche com minha esposa e minha filha, tive que inventar alguma coisa pra chamar a atenção da minha filha. Fiquei envergonhado, estarrecido. Mas, isso prova que o professor tem a absoluta razão e coerência em todos os textos que publica. Só não vê isso que não quer admitir que o brasil é uma bosta de país, desculturado, injusto, com valores invertidos. E ivan lins ainda cantava "me diz, me diz, como ser feliz em outro lugar?"

Brazilino Viana disse...

Professor, tenho uma correção a fazer ao seu texto, quando diz que entre 10 (dez) juizes 07 (sete) pensam que são deuses;na realidade 05(cinco)pensam que são deuses e 05 (cinco) têm certeza que são deuses.

Mieko disse...

Embora seja um texto radical não deixa de ter razão no que tange aos políticos,pois a reeleição de Valter Araújo para a assembleia em menos de uma semana após ser eleito para o primeiro biênio só mostra as maracutaias que estão por vir.me pergunto se quem o elegeu já para os 4 anos tem certeza de que o mesmo será um presidente capaz no primeiro MANDATO DE PRESIDENTE.Como eles tiveram certeza disso antes do tempo previsto? A resposta está clara :grana para o bolso deles, já começamos mal na chamada "NOVA RONDÔNIA"...

Jonie Torres Silva disse...

É a mais pura realidade professor, certissimo. Ontem mesmo eu tava assistindo o globo esporte e numa materia q nao tinha nada a ver como o programa de esporte estavam falando sobre o filme de Bruna Surfistinha rainha porno, e louvavam a ela pelos feitos. E ainda apareceu uma cena sugerida.

Sergio Kintschner disse...

PROFESSOR, SEU TEXTO É SIMPLESMENTE IMPAGÁVEL. BEM ARTICULADO E EXTREMAMENTE REALISTA. TIRIRICA AINDA NÃO NOS PROVOU SE SABE OU NÃO LER E ESCREVER, MAS FAZ PARTE DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO CÂMARA FEDERAL.

Antonio Carlos disse...

Muito bom esse texto, principalemnte quando se fala que nossos alunos não sabem ler e escrever. A maoria dos alunos que cursam o terceiro ano do ensino médio são incapazes de fazer uma redação. Se for aluno da EJA( Educação de Jovens e Adultos) essa porcentagem é ainda maior. Uma verdadeira fábrica de ignorantes essa modalidade de ensino.No ensino regular é quase igual. Em ambas, o que se observa são as matriculas feitas com o objetivo de "ganhar" um diploma, sem se preocupar com o conhecimento, fator essencial para conquistar uma vaga em um concurso público ou vestibular. Quando o professor falta uma aula, é motivo de comemoração dos "carregadores de cadernos", aqueles incompetentes e incapazes de qualquer raciocínio, que não merecem ser chamados de alunos. Seriam se cumprissem suas obrigações em sala de aula.Enxergam o colégio como um local de diversão, de sacanagem, de arruaça. Claro que não estou generalizando porém, é cada vez menor um filho que se preocupa em estudar.

Lenadro de Weigmarhs disse...

Parabéns pelo seu texto, Professor Nazareno,Esse é o Brasil: o país das bundas, do carnaval, do futebol, da corrupção e do turismo sexual. E corruptos não são apenas os políticos e os sonegadores de impostos: no Brasil a corrupção (jeitinho brasileiro) é um comportamento, é a cultura do brasileiro. O Brasil deveria ser o país da educação, da saúde, da segurança, do combate implacável à corrupção. Acredito que uma cultura desse tipo, só impondo à força outra, superior. Lembrando agora do slogan da ditatura "Brasil:ame-o ou deixe-o", gostaria muito de deixá-lo, ir para algum país que honre o nome e a história, coisa que esse daqui dificilmente o fará. Infelizmente esse presente maldito está ligado ao passado. Sem dúvida, se tivéssemos sido colonizados pelos judeus que viviam nos Páíses Baixos no século XVII, hoje seríamos uma potência e um país sério de verdade.

Zé do Caroço disse...

Por mais difícil que seja, o professor tem a razão. O chamado jeitinho brasileiro, ou seja, a desonestidade, já vem de muito longe. Sempre que começo a refletir de onde surgiu essa exaltaçao e admiração pela chamada "malandragem" me lembro de um jogador brasileiro que durante uma Copa do Mundo havia cometido uma falta dentro da pequena área e, sorrateiramente, deu um passo à frente e enganou o juiz evitando o penâlti a favor do time adversário. Tal jogador ainda hoje é tido como um herói. Este é o retrato do Brasil: sempre quer se vangloriar de ser "esperto", mas vive sempre sendo humilhado em todos os outro indicadores de uma nação desenvolvida.

Josemar Freire Botelho disse...

Mais um texto com a inconfundível marca do professor Nazareno.Irônico, agressivo e cheio de colocações para o leitor refletir. Um país de carnaval, futebol e drogas (álcool)não é um país sério mesmo. Como gostaria de dizer que o senhor mais uma vez não tem razão.Mas não posso, o texto é lúcido e toca na nossa ferida de forma muito profunda. Dói muito observar tudo o que o senhor descreveu em poucas palavras.Parabéns.

Marco Carneiro disse...

O Professor hj acordou com extremo mal humor, deve ser por que ele não gosta de carnaval...eu também não gosto. Mais acho errado esta comparações com o dito "povo civilizado" e cultura superior que historicamente serviu como parâmetro de excelência, ou modelo a ser alcançado.



Não acho que nosso país seja tão ruim assim e nem que o dito primeiro mundo seja formado por "gente civilizada" Por mais que lutemos não vamos ser igual a eles, mas poderemos estabelecer valores que realmente importam para nós brasileiros. quanto ao brasileiro preguiçoso...por que será que isso soa pra mim da mesma forma quando você chega numa aldeia indígena e os chama-os de preguiçosos? Como professor invés de fazer um debate a respeito da falta de cobiça pelo brasileiro das coisas materiais por que não falamos de etnocentrismo para nossos alunos?

Mia disse...

Como pode um espaço virtual para o Brasil na França divulgar um artigo idiota como este? Que vergonha!

Jonatas Almeida da Silva disse...

Nem tento assim

Bom dia, eu sou gaúcho e li seu tópico, concordo contigo sobre os problemas que citou e a falta de nacionalismo do brasileiro, mas devo lembrar que favelas e "jecas" existem até nos Estados Unidos e na China, corrúptos existem em peso no Japão. Mas descordo quanto aos cérebros, eu sou Analista de Sistemas aqui na UFSM e estudo Física, conheço uma grande diversidade de magníficos pensadores brasileiros, até líderes de missões pela NASA. Temos grandes problemas, isso faz parte, eu acho.

Anônimo disse...

Vai morar em outros país então!!!
a vergonha é vc.
Tem vergonha da própria cultura do nosso povo!!!
cada país tem sua caracteristicas!
imagine como seria um tédio viver em um pais como a china por exemplo...vc acha q eles são felizes? não da para ser feliz onde nada é permitido!
portanto vá para a argentina, chile, ou qualquer outro pais qualquer!
e esse idiota aí que postou um comentário, assimilar a cultura americana?!
que podre serias se tens vergonha daqui vai morar lá então!
eu nao quero a cultura de um pais q já capaz de gerar tanta destruição no mundo sem ter dó de ninguém!

Anônimo disse...

Adoro ler as críticas contrárias ao texto do prof. Nazareno. Mas, por favor tenham a mínima capacidade de escrever corretamente. Não é necessário ter a desenvoltura do Nazareno, mas uma grafia correta com concordância mostraria a capacidade do opositor se expressar. MANDA BRASA PROFESSOR.

Harlei Jardel disse...

O Brasil se transformar numa colônia dos Estados Unidos é coisa antiga, Raul já cantava, a solução é alugar o Brasil..