sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Competições entre tiroteios e chacinas na favela


A “Cidade Maravilhosa” e as Olimpíadas


Professor Nazareno*


A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional para sediar as Olimpíadas de 2016. Ganhou da norte-americana Chicago, de Tóquio, a pacata capital do Japão e da civilizada Madri, capital espanhola e principal cidade da península Ibérica. O Presidente Lula, Pelé, o prefeito carioca, o governador do Estado além de várias outras autoridades e esportistas se fizeram presentes em Copenhague, na Dinamarca, para iniciar uma festa que só terminará daqui a sete anos e consumirá muitos bilhões de reais do já falido erário público.

Utilizar-se de eventos esportivos internacionais para fazer proselitismo político não é uma invenção de governos petistas. Em 1970 quando a seleção de futebol se sagrou tricampeã mundial no México deu ao então governo de Emílio Garrastazu Médici, em plena Ditadura Militar, uma espécie de aval para aumentar a repressão política contra os opositores do Governo e intensificar a tortura dentro dos quartéis. Pouco tempo depois, foi a vez da Ditadura Militar de Jorge Videla na vizinha Argentina usar o prestígio da seleção nacional de futebol, campeã em 1978, para sufocar e reprimir a oposição.

O PT não fará isso, mas é difícil entender como uma cidade decadente e violenta como o Rio de Janeiro ganha o direito de sediar um evento esportivo como as Olimpíadas. Ainda mais concorrendo com cidades que são exemplos internacionais de segurança, trânsito organizado, planejamento urbano, estrutura hoteleira já definida e limpeza. Os cariocas, que estão em festa, devem estar se perguntando como isto pôde acontecer. Como uma das cidades mais violentas e sujas do mundo será sede de um evento como este? Mas a explicação é simples: japoneses e norte-americanos querem distância destes eventos.

Tiroteios intermináveis nas favelas acontecem quase todos os dias na Cidade Maravilhosa. A pobreza na Baixada Fluminense é de dar inveja a qualquer cidade africana. A explosão da violência no Rio de Janeiro faz Bagdá e Cabul no Afeganistão parecerem cidades dos contos de fada. Chacinas são fatos já aceitos como normais por grande parte da população carioca. O trânsito é um inferno. Os túneis que ligam as partes rica e pobre da antiga capital do país são disputados por quadrilhas organizadas que se revezam nos assaltos a turistas e transeuntes.

As autoridades brasileiras certamente nada falaram aos cartolas do COI sobre estes e outros problemas visivelmente encontrados em qualquer cidade do país. Por isso em 2014 a Copa do Mundo de futebol acontecerá no Brasil. Ou o mundo pouco conhece a realidade brasileira ou as cidades onde realmente existe civilidade estão “empurrando” para a periferia do planeta eventos decadentes e descartáveis que só servem para reunir multidões ensandecidas que trazem pouco retorno financeiro para os países anfitriões. Deve ser por isso que a próxima Copa de Mundo de Futebol será num país africano.


*É professor em Porto Velho.


Um comentário:

Anônimo disse...

#

Hugo Rogerio Gomes - 03/10/2009

Copa do Mundo 2014 e Olimpiadas 2016, são fatos que nos alegram e ao mesmo tempo nos deixam preocupados, nos alegram porque, particularmente gosto de esportes e a maioria dos brasileiros também e será oportunidade unica de participar de eventos gigantescos em nosso Pais, mas, nos preocupam os gastos que teremos, se queremos realizar esses eventos temos que gastar sim, e como controlaremos esse gastos, quem vai está a frente na supervisão desses bilhões que serão investidos ? Temos muitas empresas capazes de realizar obras maravilhosas, arenas suntuosas, complexos esportivos de deixar qualquer país de 1º mundo com inveja e que encherão os olhos de todos, mas, também encherão os bolsos de poucos, muito dinheiro desviado, roubado, superfaturado, isso é o Brasil [ terra adorada, idolatrada, salve salve ] mas, também temos que entender que precisamos sair da situação de sempre e que escuto desde minha infância há pelo menos 30 anos, somos pobres, nao podemos, nao temos condições, ouço muitos comentários inteligentes sobre os riscos do evento, mas, também leio muitas bobagens, só prá exemplificar, lí a mensagem do Prof. Nazareno que cita que Paises nao querem realizar eventos desse porte e ele fala da Copa na Africa como se a FIFA jogasse a batata quente para um Pais do 3º Mundo, acho que o Prof. nao tem conhecimento profundo de como são realizados os eventos, todos os Continentes têm direito de realizar e pelo rodízio chegou a vez da Africa e depois da America, por isso Prof. que a Copa será na Africa do Sul e depois no Brasil, porque como brasileiros sabemos muito criticar, falar mal e dizer que ninguem presta, mas, quando temos a oportunidade de falar bem e de acreditar que podemos ser diferentes, poucos vão a frente.... Entao eu acredito no Brasil, acredito que iremos realizar otimos eventos e porque nao dá um credito aos responsaveis pelos eventos e esperar dar errado para criticar...... E seu Nosso bom Deus assim permitir quero está nos dois eventos... IN LOCO...

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br