terça-feira, 7 de julho de 2009

"Semáforo, já! Os meninos do JBC precisam".




“Semafaro ja e a Lenda do Avaljabestino”


Professor Nazareno*


Quem fala e escreve a Língua Portuguesa de forma nativa muito provavelmente não entenderá o título deste texto. Inicialmente eu também juro que não entendi. Depois, ao assistir à reportagem televisiva na mídia, entendi do que se tratava: era um protesto dos alunos do conceituado colégio público estadual João Bento da Costa, situado na zona Sul de Porto Velho, e conhecido como um dos líderes em aprovação no vestibular da Universidade Federal, a Unir.

Infelizmente os elogios param por aí. Reivindicando das “inoperantes” autoridades municipais a instalação de um semáforo na movimentada Avenida Jatuarana, que dá acesso àquela escola, os meninos saíram às ruas munidos de cartazes, cadeiras e muita disposição para conseguirem seus intentos. Além de tropeçarem na Gramática Normativa a rapaziada tropeçou também na má vontade dos responsáveis da Semtran que ameaçaram multar a escola JBC por causa da manifestação ocorrida.

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito entende que qualquer manifestação na cidade de Porto Velho deve ser autorizada por ela, a Semtran. Inclusive aqueles protestos que são contra a sua sabida inoperância e falta de boa vontade. Instalar um semáforo naquela Avenida pode salvar vidas. Mas a Escola em questão é mantida pelo Governo do Estado, enquanto a atribuição de instalar sinais de trânsito cabe à Prefeitura Municipal através da secretária Fernanda Moreira e de Roberto Sobrinho.

A briga entre a Prefeitura de Porto Velho e o Governo do Estado vai além do desconhecimento da Gramática por alguns alunos da escola pública. Envolve também os mototaxistas contra os taxistas. Estes, apoiados por Sobrinho enquanto aqueles apoiados por Cassol. O trânsito da cidade está um caos e até agora nem um nem outro se mostrou disposto a resolver qualquer coisa. As malditas passarelas assassinas continuam totalmente paradas à espera, parece, de um milagre para serem concluídas.

Enquanto isso faço a minha parte e corrijo em sala de aula os erros dos alunos. Semáforo, já! Deveria estar escrito no cartaz. Isso foi feito não apenas por dever de ofício, mas por saber que numa comunidade todos devem cuidar das suas atribuições. O Prefeito, que deve concluir todas as obras iniciadas e o Estado que deve dar o apoio. Mas na nossa caótica cidade tudo está acontecendo como na “Lenda do Avaljabestino”: está tudo errado, ninguém reconhece o erro e não quer ou não sabe consertá-lo.


*O professor Nazareno leciona em Porto Velho.

3 comentários:

Variavelmente disse...

Essa guerra política ridícula que não acaba nunca! Eles agora sequer se preocupam em disfarçar que governam, só se importam com a guerra dos partidos e a população assiste vidrada.. como se fosse em outro lugar, esperando salvadores que caiam de algum lugar para resolver nossos problemas. Esse Estado não é de verdade mesmo. O Brasil não é um país sério e nem mora um brasileiro que seja aqui. De certo fomos todos embora pra Europa, só nossos corpos ficaram..

Valdemar Neto disse...

Eita... agora me lembrei de quantas vezes já fui 'quase' atropelado nesse cruzamento. Tínhamos que implorar para que os carros parassem. Alguns paravam, outros nos ignoravam. Este protesto é mais uma boa iniciativa dos alunos JBC. Sinto orgulho de ter estudado nessa escola. Em relação as outras instituições de ensino parece que só o JBC está interessado em melhorar a vida dos habitantes de Porto Velho.

PS: os erros nós relevamos, afinal o que importa é a intenção.
PS²: Fiquei horas decifrando este título. Agora entendi. kkkk¹²³

Anônimo disse...

Grande Mestre, todos seus textos são assinados como prof. Nazareno leciona na escola João Bento da Costa, somente nesse último texto, por conta dos erros de PORTUGUES da meninada, o Sr.postou diferente: "leciona em Porto Velho", a culpa é sua também, já que uma escola é um grupo.... o sucesso e o fracasso andam juntos!!!
sabe-se se lá de onde vieram esses pobres miseráveis alunos.....kkkk