sexta-feira, 22 de maio de 2009

Aluno de Escola Pública também produz texto "porreta"




TEMA: Segundo dados de órgãos ligados ao Estado, o Brasil chega a produzir quase três vezes mais alimentos acima da necessidade de sua população. No entanto, o Programa Fome Zero do Governo Federal detectou há quatro anos, que havia no país mais de 40 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza, ou seja, passando fome. Produza um texto dissertativo apontando possíveis causas da fome no Brasil. O que fazer para distribuir melhor os alimentos no nosso país? Seria a fome uma instituição humana ou divina? Como se livrar desta incômoda realidade?



“O Sistema da Desigualdade”


Jâmisson de Araújo Conceição*


No século XIX, Karl Marx (criador do Socialismo Científico) apontou diversos problemas no sistema Capitalista, tais como a desigualdade gerada por um sistema que produz alimentos que dariam para alimentar toda a humanidade, mas que simplesmente não o faz. Tal disparidade ocorria e ainda ocorre, porque vive-se (SIC) em uma sociedade movida pela “Mais Valia”, ou busca por lucros na linguagem cotidiana. Com isso fica claro que a fome do século XXI é fruto da desigualdade humana.

O Brasil por sua vez vive um momento de grandes contrastes tecnológicos, pois se no Centro-Sul o acesso a (SIC) informação está ao alcance de quase todos, no Norte e Nordeste são poucos os que têm acesso aos meios de informação, e consequentemente não conseguem se adaptar a este mundo globalizado. Logo se percebe que estas pessoas ficam excluídas e com dificuldades para conseguir um emprego digno que garanta a sua sobrevivência e a de sua família se houver.

Outro fator crucial para as desigualdades e consequentemente para a fome no Brasil é a política de distribuição de alimentos. Como um país que é o maior exportador de carne bovina, entre outros produtos pode ter tamanha pobreza e fome por parte de seus cidadãos? Isso ocorre pois (SIC) a maior parte do capital brasileiro está nas mãos de multinacionais (?) que visam apenas o (SIC) lucro retratado por Karl Marx.

Em um país com tamanha capacidade produtiva de alimentos não deveria haver fome. Isso pode ser conquistado mudando as políticas públicas, criando projetos que tenham como principal finalidade capacitar pessoas para que estas possam criar formas de conseguir sua subsistência, e a cima de tudo, devem ser feitos grandes investimentos na educação, pois foi assim que países europeus após a 2º (SIC) Guerra Mundial conseguiram diminuir drásticamente (SIC) os índices de pobreza e fome.


*Aluno do Colégio João Bento da Costa – Terceirão, turma 09 da tarde.


SIC é uma expressão latina que significa "assim mesmo, dessa forma, foi escrito assim por mais absurdo ou errado que pareça". Por isso, onde aparece esta expressão ou interrogação no texto acima deve-se entender que foi dessa forma mesmo que o aluno escreveu. E claro que isto (os poucos erros) não tira o mérito do bom texto. Uma pena que a maioria dos textos produzidos sobre este tema não tenha correspondido às expectativas. Leitura, meus queridos, leitura e todos terão plenas condições de produzir uma maravilha de texto como este. Precisa dizer que estou orgulhoso? Parabéns!

3 comentários:

Valdemar Neto disse...

Bom texto! Parabéns a este aluno...

Thiêgo disse...

parabéns, jâmisson... vc merece.

Joice Brandão disse...

SIC

(risos)

Gostei...