quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Os erros nos Cadernos "Credeal"


Sou o Professor José do Nazareno de Porto Velho - Rondônia e estou trabalhando um texto em sala de aula sobre a fabricante de cadernos Credeal sob o título: " Cadernos Credeal trazem erros grosseiros em suas capas."
Há uma capa que mostra uma foto do encontro das águas dos rios Negro e Solimões. Só que escreve: Encontro das águas do rio Negro e Solimões. Coloca a palavra 'rio' no singular, admitindo que só existe um rio cujo nome é Negro e Solimões. Um absurdo, um erro primário de Concordância Nominal já que havia duas possibilidades para se escrever esta frase de forma correta: 1 - Deixar a palavra rio no singular e acrescentar 'e do' antes do nome Solimões. 2- Colocar a palavra 'rios' no plural.
Há outro erro, em outra capa, também primário e inadmissível: diz que o Arquipélago das Anavilhanas fica no rio Amazonas. Erro imperdoável. As Anavilhanas, maior arquipélago fluvial do mundo, fica no rio Negro bem acima da cidade de Manaus, capital do Estado brasileiro do Amazonas (informação óbvia, mas se tratando da Credeal é bom ser correto, pois alguém desta empresa pode não saber). O engraçado é que a foto na capa do caderno mostra as águas do rio Negro que são escuras enquanto as águas do rio Solimões são barrentas (chamadas por aqui de águas brancas).
É possível também perceber um terceiro erro em mais outra capa: a Ilha do Marajó é uma ilha flúvio-marinha, isto é, localiza-se em um rio (o Amazonas, na verdade, em sua foz, e o Oceano Atlântico) e na citada capa afirma que é apenas no rio Amazonas. Erro grosseiro, portanto.
Comprei os dois cadernos e estou fazendo 'a propaganda' junto aos meus alunos, dos erros cometidos por quem não poderia errar, pois está se dirigindo a alunos. Já pensou o impacto negativo toda vez que 'o incauto' que comprou estes cadernos com erros vai levar sempre que for usar estes "materiais pedagógicos?"
E o pior é que o número de telefone que aparece na capa (0 800 704 1366) nunca atende. Será que é algum telefone da Europa ou de outro país? É possível, pois para ter tantos erros sobre a nossa Geografia...

Nenhum comentário: